Tuesday, March 20, 2007

Recebi uma ligação hoje daquelas de se ficar feliz. Era o Marcelão dizendo que conseguiu 2 ingressos (pra ele e pra mim, obviamente) do jogo do próximo fim de semana em Tel Aviv, Israel x Inglaterra, válido pelas eliminatórias da Eurocopa do ano que vem. Os ingressos já estão esgotados há um tempo, já que esse jogo tem sido o assunto dos últimos dias por aqui. Não é todo dia que recebemos uma seleção de ponta pra jogar em território israelense valendo alguma coisa.

Pode parecer estranho Israel estar concorrendo vaga na Eurocopa, já que como todos sabemos o continente de Israel é a Ásia. Os motivos não são difíceis de imaginar: os países árabes ameaçaram fazer boicotes nos jogos contra os israelenses, e rapidamente Israel foi transferido pra liga européia ainda nos anos 50, logo após a independência. Por um motivo ou por outro, depois de um tempo, Israel foi transferido pra liga da Oceania, onde teve espaço pra conquistar o maior feito de sua história: a classificação pra Copa do México de 70. Com um puta azar no sorteio (que certamente teve dedo de algum anti-semita por aí), Israel caiu no grupo disparado mais difícil da Copa (Itália, Uruguai e Suécia) e não conseguiu se classificar.

Nos anos 90, Israel solicitou à FIFA a transferência de volta pra chave européia e conseguiu autorização, onde se encontra desde então. É evidente que é muito mais difícil se classificar pra um Copa do Mundo com jogos contra Inglaterra, França, Holanda etc., mas aparentemente o israelense prefere essa posição, esse status. Isso nada mais é do que mais uma tentativa de "europeização" de Israel por parte dos israelenses. Mas, isso é uma outra discussão.

Enquanto isso, curtirei minha partidinha, outrora semanal, que tanto tenho saudades.

Sábado, 24/3, 20:30 (horário local). Acompanhem.

1 comment:

Anonymous said...

leva um cartaz escrito "shnat 98 - eu sabia". estarei em casa comendo bamba. falo, nelson.